Mindfulness

Artigo disponível em: http://www.linkedin.com/pulse/mindfulness-florbela-silva/

Hoje em dia Mindfulness tornou-se uma buzz word, mas será que sabemos exatamente ao que se refere? E em que se traduz? Em que é que o Mindfulness me ajuda? Em que é que o Mindfulness ajuda as empresas?

  1. Significado

Mindfulness na sua tradução para Português quer dizer Atenção Plena ou estado de Consciência Plena.

2. Em que se traduz?

Vamos começar com alguns exemplos concretos daquilo que se passa atualmente com muita gente em ambiente de trabalho:

1)  Está numa reunião importante, quer muito estar concentrado e com atenção ao que se está a passar, mas de repente um alerta no telemóvel, um mail que veio, uma nova linha de pensamento e já deixou de estar ali;

2)  Está a ler um relatório, um documento e quando se dá conta tem que voltar a reler uns parágrafos atrás porque a sua mente fugiu;

3)  Quer iniciar a redigir um documento e não se consegue concentrar para o fazer;

4)  Está em pleno momento de concentração e aproximam-se para lhe fazer uma pergunta rápida e quando volta já não sabe onde estava;

5)  Precisa tomar uma decisão sobre um tema e não tem ideias criativas de como o fazer;

6)  Vai para uma reunião num outro local da cidade e virou no sítio errado, pois já ia para casa ou de volta ao escritório.

Estas situações refletem o modo automático, abrangente, mas também disperso e pouco profundo a que a nossa mente se teve que habituar perante as alterações da nossa sociedade e do mundo em que vivemos – o chamado VUCA world (Volátil, Instável, Incerto, Ambíguo – VUCA world, veja este artigo sobre VUCA).

2.1 Treino da Mente

É aqui que o Mindfulness tem demonstrado ser uma resposta efetiva a estas alterações. E porquê? Porque o Mindfulness, procurando manter uma mente presente, atenta e consciente ao momento que estamos a viver, permite darmo-nos conta do que está a acontecer e nesse momento ter a possibilidade de escolher de qual o comportamento que queremos adotar. Este processo é um treino da mente. Tal como em qualquer treino – se nos propomos a correr uma maratona não vamos correr uma semana 60 minutos todos os dias e achar que no final da semana estamos prontos para a maratona – é composto por práticas que devem ser mantidas no tempo.

3. Mindfulness para Empresas

Acredito que em poucos anos, a prática de Mindfulness estará tão integrada no nosso dia-a-dia quanto a nossa preocupação com a prática de exercício físico. E não apenas fora da empresa: são já várias as empresas que adoptaram programas de Mindfulness no seu dia-a-dia e que tiveram oportunidade de validar os seus benefícios e retornos financeiros. Algumas dessas empresas são: Google, Intel, SAP, Target, Goldman Sachs, General Mills, Accenture, Nike, Aetna, Apple, LinkedIn, Green Mountain, Target, Facebook, Procter&Gamble, Ikea, Hbo. Adoptaram e verificaram os resultados através de indicadores como a auto-satisfação, a percepção de melhoria de qualidade de vida dos seus colaboradores, mas também pelo retorno financeiro verificado pela diminuição das taxas de absenteismo, do aumento da produtividade e pela diminuição de repetições e erros.

Gostaria de agendar uma reunião para ficar a conhecer as diferentes abordagens da integração de Mindfulness na sua Empresa? Gostaria de explorar o tema de forma individual? Entre em contato deixando uma mensagem ou um email para info@estudiodaalma.com.

Fico à sua espera!

Até já!

A autora:

Florbela Silva é Consultora de Mindfulness, presta serviços de consultoria de Mindfulness para Empresas, facilitando Workshops, Cursos e Seminários. Conduz Workshops e Programas de Mindfulness para quem está interessado em conhecer e adoptar práticas de Mindfulness em Grupo ou de forma Individual.

Visite o site do Estudio da Alma e saiba mais informações.