Mindfulness: 10 minutos por dia

Artigo disponível em: http://hbr.org/2017/01/spending-10-minutes-a-day-on-mindfulness-subtly-changes-the-way-you-react-to-everything

(traduzido)

Líderes em todo o mundo sentem que a ocupação sem precedentes da liderança dos dias modernos os torna mais reativos e menos proativos. Existe uma solução para essa abordagem de liderança programada e reacionária: mindfulness.

Tendo treinado milhares de líderes nas técnicas desta prática antiga, vimos uma e outra vez que uma abordagem diligente para o mindfulness pode ajudar as pessoas a criar um espaço mental de um segundo entre um evento ou estímulo e sua resposta a ele. Um segundo pode não parecer muito, mas pode ser a diferença entre tomar uma decisão apressada que leva ao fracasso e chegar a uma conclusão pensada que leva ao aumento do desempenho. É a diferença entre agir de raiva e aplicar a devida paciência. É uma vantagem de um segundo sobre sua mente, suas emoções, seu mundo.

Pesquisas descobriram que o treino em Mindfulness altera os nossos cérebros e como nos relacionamos connosco mesmo, os outros e o nosso trabalho. Quando praticado e aplicado, o Mindfulness altera fundamentalmente o sistema operacional da mente. Através da prática de Mindfulness repetidamente, a atividade cerebral é redirecionada de partes antigas e reacionárias do cérebro, incluindo o sistema límbico, para a parte mais nova, racional do cérebro, o córtex pré-frontal.

Desta forma, a prática de Mindfulness diminui a atividade nas partes do cérebro responsáveis ​​pelas reações de luta ou fuga e de reações automáticas enquanto aumenta a atividade na parte do cérebro responsável pelo que é denominado nosso funcionamento executivo. Esta parte do cérebro, e as habilidades de funcionamento executivo que ele suporta, é o centro de controle para nossos pensamentos, palavras e ações. É o centro do pensamento lógico e do controle de impulso. Simplificando, confiar mais no nosso funcionamento executivo coloca-nos firmemente no lugar do condutor das nossas mentes e, por extensão, nossas vidas.

Um segundo pode ser a diferença entre alcançar resultados desejados ou não. Um segundo é tudo para se tornar menos reativo e mais em sintonia com o momento. Nesse segundo, há a oportunidade de melhorar a maneira como você decide e dirige, a maneira como você se envolve e lidera. Essa é uma enorme vantagem para os líderes em ritmo acelerado e de alta pressão.

Aqui estão cinco dicas facilmente implementadas para ajudá-lo a tornar-se mais consciente:
Pratique 10 minutos de treino de Mindfulness por dia. A maioria das pessoas encontra nas manhãs o melhor momento para praticar MIndfulness, mas você pode fazê-lo a qualquer hora do dia. Pode encontrar um programa de treino de Mindfulness de 10 minutos, um breve manual de treino em Mindfulness e um link para um aplicativo gratuito de Mindfulness para download aqui. Experimente por quatro semanas.
Evite que ler o email seja a primeira coisa da manhã. As nossas mentes são geralmente mais focadas, criativas e expansivas pela manhã. Este é o momento de fazer trabalho focado e estratégico e ter conversas importantes. Se ler o seu e-mail à medida que você se levanta, sua mente será desviada e você começará a fazer uma liderança reativa. Fazer da leitura do seu e-mail a sua primeira tarefa do dia desperdiça a oportunidade de usar sua mente no seu maior potencial. Tente esperar pelo menos 30 minutos, ou mesmo uma hora, depois de começar a trabalhar antes de verificar sua caixa de entrada.
Desligue todas as notificações. Os alarmes de notificação no seu telefone, tablet e laptop são contribuintes significativos para a liderança reativa. Eles mantêm-no mentalmente ocupado e colocam-no sob pressão, desencadeando respostas reacionárias. Eles causam danos muito mais do que agregam valor. Tente isto: durante uma semana, desligue todas as notificações por e-mail em todos os dispositivos. Verifique seu e-mail apenas a cada hora (ou com a frequência necessária para o seu trabalho), mas não verifique compulsivamente as mensagens à medida que aparecem na sua caixa de entrada.
Pare o multitasking. Mantém a sua mente cheia, ocupada e sob pressão. Isso faz com que reaja. Tente manter o foco numa única tarefa e, em seguida, observe quando deu conta que a sua mente se afastou da tarefa – um sinal de que seu cérebro deseja multitarefa. Quando isso acontece, desligue mentalmente todas as tarefas supérfluas que entram em seus pensamentos, mantendo o foco na tarefa em questão.
Coloque no seu calendário. Agende um check-in consigo a cada duas semanas para avaliar o seu progresso com as quatro dicas anteriores, ou como um lembrete para revisitar este artigo para atualizar sua memória. Considere comprometer um de seus pares para fazer o mesmo. Isso lhe dará uma oportunidade de se avaliar, o que pode ser útil e motivador.

Nós o encorajamos você a tentar estas dicas. Embora o Mindfulness não seja uma pílula mágica, isso ajudará você a selecionar mais ativamente suas respostas e fazer escolhas calculadas em vez de sucumbir às decisões reacionárias.