Mindfulness nas Empresas: Comunicação (3/3)

Como consultora de Mindfulness, ouço regularmente as queixas e as dores das empresas. Entre muitos aspetos em comum, há um que se destaca especialmente: a vontade em melhorar a comunicação inter e intra-equipas. Ao entrar em detalhe sobre esta questão, encontramos duas situações subjacentes: dificuldade em gerir emoções nas relações com os outros e falta de conhecimento sobre o que as equipas estão a fazer no momento.

Nos artigos anteriores explorei a importância do Mindfulness para o aumento da Auto-Consciência na melhoria na Comunicação intra e inter-equipas e a importancia do Mindfulness para criação de espaços psicologicamente seguros. Neste artigo, o foco da abordagem à luz do Mindfulness, é sobre a importancia de Ouvir.

Ouvir pode parecer algo comum, fácil, que não exige qualquer tipo de cuidado; na verdade, ouvir, ou mais precisamente escutar, é algo que se efetuado com mais atenção se traduz em maior rendimento, produtividade e diminuiu consideravelmente o número de mal-entendidos entre equipas.

O que é então ouvir com atenção, ou escutar?

Trata-se de estar em presença com a(s) pessoa(s) com quem estamos a falar: prestar atenção ao que está a ser dito, tomando consciência de quando nos distraímos desse momento presente.

Num estudo conduzido pela Universidade de Harvard, verificou-se que atualmente cerca de 47% do tempo em que estamos acordados a nossa mente está a vaguear, ou seja, não está focada naquilo que estamos realmente a fazer, mas a pensar numa outra situação. Ora, se atendermos aos momentos em que estamos a conversar com outras pessoas, em reunioes, apresentações, entre outros em que estamos a ouvir, quanto tempo efetivamente estamos atentos o que está a ser dito?

Por outro lado, quando estamos em comunicação com outras pessoas, quantas vezes estamos preocupados se aquilo que vamos responder vai ser bem interpretado pelo outro, ou se vai gostar? Ou ficamos presos aos pensamentos e julgamentos que nos estão a passar pela cabeça sobre o que estamos a ouvir? Ou ficamos a pensar nas histórias que nos estamos a lembrar sobre o que estamos a ouvir? E enquanto cada um destes pensamentos continua, estamos ausentes daquela conversa.

Então, na verdade quando ouvimos com atenção, passamos a:

  1. estar com atenção ao que a pessoa está a dizer e não ao que estamos a pensar/julgar sobre o que estamos a ouvir,
  2. prestar atenção na linguagem não verbal que estamos a receber, que nos dão informação acrescida sobre o que está a ser dito,
  3. ouvir sem pensar no que vamos responder ao que a pessoa está a dizer,
  4. ouvir sem nos distrairmos com as histórias que nos lembramos acerca do que está a ser dito,
  5. anularmos a necessidade do interlocutor repetir o que disse porque estavamos distraídos.

O que podemos fazer para ouvir com atenção?

Podemos treinar a nossa mente para se tornar mais focada, a ter menos distrações e a desenvolver uma atitude mais consciente sobre as nossas comunicações. A prática de Mindfulness permite-lhe desenvolver a sua consciência mental e emocional para alcançar estes resultados. Passamos a estar mais presentes, e os nossos interlocutores vão notar a diferença – assim como o nosso desempenho!

Pronto para experimentar?

Florbela Silva


Gostaria de agendar uma reunião para ficar a conhecer as diferentes abordagens da integração de Mindfulness na sua Empresa? Gostaria de explorar o tema de forma individual? Entre em contato.

Quer saber quando vão acontecer os próximos cursos? Consulte aqui.