5 dicas de Mindfulness para melhorar a sua vida

by | Mar 27, 2018 | Artigos, Mindfulness, Mindfulness Individual

Alguma destas situações lhe é familiar?

  • Está a ler um artigo/relatório e às páginas tantas já não se lembra do parágrafo anterior;
  • Acabou de conduzir até ao seu destino e não se lembra do caminho até lá chegar;
  • Está a conversar, numa reunião com alguém e já deixou de a ouvir porque aquilo que ouviu levou-o para um outro lugar ou situação;
  • Quer se concentrar para fazer uma atividade e lembra-se constantemente de outras coisas que tem para fazer;
  • As pessoas queixam-se do seu “mau feitio” a responder a situações banais.

 

Se se identificou com alguma destas situações (ou até todas) está a ler o artigo certo e saiba que o Mindfulness tem muito para lhe oferecer.

Mas afinal o que é o Mindfulness?
Mindfulness na sua tradução para Português quer dizer Atenção Plena ou estado de Consciência Plena.
Para quem nunca se debruçou sobre este tema, parece ao início um pouco redundante: confesso que para mim, com uma formação base em Engenharia – gosto de perceber os detalhes, entender como se fazem as coisas, faze-las eu mesma – tive uma sensação de: mas afinal o que quer dizer Consciência Plena (termo mais usado no Português do Brasil) ou Atenção Plena? Não andamos afinal atentos? Se estamos conscientes do que estamos a fazer (não estamos inconscientes nem a dormir): onde está “o gato”?

Existem na verdade duas situações que muito contribuem para “o gato”: o piloto automático e o multitastking

  1. Piloto Automático : A verdade é que apesar de estarmos conscientes, e não a dormir: estamos a conduzir, a conversar com outras pessoas e as demais situações, muitas vezes, por nos encontrarmos numa situação pouco desafiante, bastante confortável, a nossa mente entra no chamado “piloto automático”, e deixamos de estar tão atentos ao que estamos efetivamente a fazer – a mente entra facilmente em distração e fica susceptivel a qualquer ideia que se torne mais atraente e desafiante do que aquela situação em que está realmente.
  2. Multistasking: Cada vez mais no nosso dia-a-dia existem solicitações e expetativas para estarmos a fazer mais do que uma coisa ao mesmo tempo: estar numa reunião e com o computador ligado a responder a emails, estar a escrever um documento e a falar ao telefone com outra pessoa, estar a conduzir e a ter uma reunião, ter várias janelas abertas no computador com diferentes tópicos para ir vendo ao mesmo tempo, entre outros. A sensação inicial é que estamos a conseguir realizar várias tarefas ao mesmo tempo, mas na realidade são poucas as que realmente conseguimos paralelizar como se fosse uma linha de montagem. Como Dave Crenshaw diz no seu livro “The myth of Multitasking”, na verdade o cérebro está constantemente a parar uma tarefa para passar á seguinte e retornar, o que causa um stress e um desgaste enorme, acabando por afetar a nossa saúde.

Sabemos que estas situações estão cada vez mais presentes e enraizadas no nosso dia-a-dia, mas a introdução do Mindfulness na sua vida pode ajuda-lo a ganhar mais foco, concentração, gerir melhor as suas emoções e aumentar o seu auto-conhecimento.

Podemos olhar para o Mindfulness tal como olhamos para o exercicio fisico: vamos ao ginásio, praticamos e quanto mais o fizermos, mais beneficios teremos na nossa vida.

Quer iniciar já a sua prática?

Aqui ficam 5 DICAS de Mindfulness para melhorar a sua vida:

1ª Dica:
(1 minuto): Quando o despertador tocar pela manhã aproveite o minuto seguinte para acordar com atenção plena: note como se sente, como estão os seus músculos, se sente alguma dor, se se sente descansado, ouça os barulhos que estão a sua volta, ainda que no escuro, ou com luz se preferir, olhe em volta e veja o seu quarto, inspire e expire e mantenha a sua mente presente neste momento de acordar.

2ª Dica:
(1 minuto): Na próxima vez que pegar no carro e estiver a conduzir, lembre-se de pelo menos durante um minuto se concentrar na condução, perceba a rua, os sinais de transito, as pessoas a atravessar a passadeira à sua frente, se estiver em fila, olhe em volta e veja os outros carros e os outros condutores, fique em presença nesse momento.

3ª Dica:
(30 segundos): A próxima pessoa com quem estiver, que se vá encontrar, que venha falar consigo, perceba qual a expressão do seu olhar. Antes de lhe responder, antes de interagir com ela, olhe-a nos olhos e veja a expressão do seu olhar: o que lhe diz?

4ª Dica:
(1 minuto): Leia este parágrafo e depois experimente por si: Páre, sente-se direito e perceba a sua postura corporal: tome consciência de como está sentado: tem os ombros levantados? tem a testa franzida? tem o maxilar rígido? como está a sua respiração? Tome consciência e relaxe. Se já está relaxado, sinta essa sensação de relaxamento no corpo. Quando se sentir o corpo mais relaxado, faça uma inspiração profunda, procurando sentir o ar a entrar pelo nariz e calmamente – de forma mais lenta que a inspiração – expireeee.

5ª Dica:
(30 segundos): Pegue no seu telemóvel e coloque na sua agenda uma tarefa recorrente que o lembre de fazer esta paragem todos os dias. Escolha a hora que lhe for mais conveniente, a hora de chegada ao escritório, a hora de almoço, a hora do café, a hora de sair do trabalho: avalie qual o momento em que quer fazer esta pausa

Pronto?

 

A autora:

Florbela Silva é Consultora de Mindfulness, presta serviços de consultoria de Mindfulness para Empresas, facilitando Workshops, Cursos e Seminários. Conduz Workshops e Programas de Mindfulness para quem está interessado em conhecer e adoptar práticas de Mindfulness em Grupo ou de forma Individual.

Newsletter

Receba novidades e presentes de Mindfulness

SUCESSO! Obrigado por subscrever!