Parabéns #Novak #Djokovik pelo desempenho notável neste #Rolland #Garros, e por conquistar o 23º título de Grand Slam!
Um novo Record no Tenis Masculino
A vitória de Novak Djokovic em Roland Garros representa não apenas um novo recorde no Ténis Individual Masculino, que iguala a #Serena #Williams em número de conquistas de Grand Slams, mas é também um momento notável de inspiração. Djokovic pode não ser o seu jogador favorito, mas não podemos deixar de reconhecer a sua jornada até o topo do mundo do ténis como um exemplo notável de perseverança, desempenho e, claro, a importância da prática de Mindfulness na sua trajetória.
Mindfulness: foco, gestão emocional
Mesmo que não acompanhe o ténis, se já me conhece ou já assistiu a algum dos meus eventos, certamente já ouviu falar de Novak Djokovic. Este é um atleta que coleciona já alguns recordes, por exemplo, neste momento tem 388 semanas em numero 1 da classificação ATP, e não podemos esquecer que desde 2003, ano em que se tornou profissional, tem disputado as maiores finais com os outros dois grandes nomes do tenis, o suiço #Roger #Federer e o espanhol #Rafel #Nadal, ambos igualmente exemplares. Normalmente Novak é um exemplo que costumo mencionar quando se trata da prática de várias técnicas de Mindfulness, dentro e fora do court de ténis. Em vários momentos da sua carreira, Djokovic tem falado sobre a importância de hábitos saudáveis, e de como o treino da mente é igualmente relevante. Podemos ler neste artigo quando participou no #master de #Monte #Carlo, quando tinha apenas 28 anos, ou ainda neste artigo, em 2021, quando participou no #serbiaopen.
“Respiração, Mindfulness … A meditação pode ser muitas coisas, mas enquanto atletas profissionais estamos sempre em atividade: precisamos de muita energia no court, um nível de concentração muito elevado, e penso que as tecnologias actuais e as distracções que temos não nos permitem prestar a atenção necessária para relaxar, respirar, recarregar baterias e concentrarmo-nos em nós próprios”, Novak Djokovic.
Mindfulness desde 2011
Sabemos também que em 2011, Novak fez grandes alterações no seu lifestyle. Nesta altura passou a adotar um estilo de vida mais saudavel, fazendo escolhas mais conscientes de acordo com as suas necessidades e passou a incorporar Mindfulness no seu dia a dia.
Ontem, no seu discurso final em Rolland Garros, Djokovic mencionou várias ferramentas que o tem ajudado na sua carreira e ressaltou a importância do trabalho mental. Mindfulness, ou atenção plena, é uma prática que envolve estar presente no momento presente, com consciência e sem julgamentos. É uma abordagem que permite ao atleta (e a qualquer um de nós) conectar-se com a sua experiência, desenvolver foco e gerir as emoções de forma equilibrada.
Djokovic falou sobre como o Mindfulness tem sido fundamental no retorno ao topo do ranking mundial e na conquista de mais um título tão importante. Ele destacou como o ajuda a manter-se calmo e concentrado nos momentos de maior pressão, a lidar com as expectativas e a encontrar clareza mental para enfrentar cada desafio.
O que podemos levar desta jornada de Djokovic?
Essa é uma valiosa lição que podemos extrair do sucesso de Djokovic:independentemente da área em que trabalhamos, Mindfulness pode ser uma poderosa ferramenta para nos apoiar nos nossos objetivos e a superar os obstáculos que encontramos na vida.
E que tal incorporar Mindfulness na sua rotina? Reserve alguns minutos do seu dia para praticar a atenção plena, seja por meio da meditação, de exercícios de respiração ou simplesmente ao prestar atenção ao que está a fazer num determinado momento: seja abrir a porta de casa, a caminhar, a lavar os dentes ou a conversar com alguém. A prática regular de Mindfulness vai trazer-lhe benefícios significativos para a sua saúde mental, foco e bem-estar geral.
Sugestão: vamos inspirar-nos na jornada de Djokovic e reconhecer a importância do equilíbrio entre o corpo e a mente para alcançarmos os nossos próprios objetivos.
#Mindfulness #AtençãoPlena #SuperandoDesafios #Conquistas #Inspiração #inteligenciaemocional #estudiodaalma