Materiais

Gostaria de iniciar uma prática de Mindfulness Formal?

Aqui encontra alguns audios que o podem ajudar a iniciar a sua prática.

3 aspetos importantes a considerar para iniciar a sua prática: momento do dia, posição de prática e local de prática.

Momento do dia:

Como inicio, procure no seu dia, o momento que lhe faz mais sentido: pode começar num dia por experimentar o periodo da manha, e no seguinte experimentar à noite, e no outro assim que chega a casa, o importante é que vá experimentando diferentes momentos e encontre aquele onde se sente confortável com a prática.

Posição de prática:

Não existe A posição de prática de Mindfulness formal: pode estar sentado numa cadeira, que pode ser a cadeira do escritório, da sua sala de jantar ou a cadeira do carro (quando não está a conduzir!); pode ser com as pernas cruzadas se isso lhe fizer sentido; pode ser deitado no chão ou num colchão – o importante é estar alerta para não adormecer, e por fim pode ser a caminhar (mas deixemos esta explicação para outro momento). O importante em todas elas é que a posição seja confortável, com as costas direitas para facilitar o processo da respiração e na qual se mantenha alerta para não adormecer.

Local de prática:

Tal como no momento do dia, pode experimentar vários locais para avaliar onde se sente melhor. Qualquer dos locais é válido se se sentir bem nele e se tiver esse momento para si, ou seja, que não seja interrompido. Vale a pena pedir para não o interromperem se estiver por exemplo em casa: e nesse caso, até pode ser um momento individual praticado em familia.

Então agora que as condições estão reunidas o que fazer?

Coloque os phones nos ouvidos e deixe-se guiar pelos audios que estão aqui, Se estiver sozinho em casa por exemplo, ou no carro, pode colocar o som nas colunas.

Comece pela prática de 1 minuto durante uma semana, e vá aumentando à medida que se sentir com vontade de aumentar a prática.

Boas práticas!

E passe depois para a prática de 2 minutos, ao fim da segunda semana:

Se se sente confortável em avançar, experimente o audio de 3 minutos:

E avance depois para 4 minutos: