Curso

Certificação em Inteligência Emocional

Da International Society of Emotional Intelligence (ISEI) para si 

Certificação em Inteligência Emocional da International Society of Emotional Intelligence (ISEI), é destinada aos profissionais nas áreas educacional, clínica e de consultoria organizacional 

A certificação oferece aos participantes formação especializada em conhecimentos empíricos de inteligência emocional, estratégias/qualificações eficazes em intervenções baseadas em Inteligência Emocional, bem como o crescimento pessoal através de formação laboratorial experimental em consciência emocional. A formação destina-se a profissionais nas áreas de (a) educação, (b) aconselhamento, terapia & campos clínicos (c) consultadoria organizacional & coaching e (d) gestão & liderança. Os certificados qualificarão os participantes para aplicar intervenções de IE nas suas respectivas áreas.

A formação está concebida para aqueles com conhecimentos básicos e/ou avançados em inteligência emocional e ensinarão os conceitos elementares, bem como estratégias específicas para cada área de prática. Os participantes desenvolverão a sua própria inteligência emocional como parte do processo de formação, à medida que aprendem a utilizar eficazmente as estratégias de IE no seu trabalho.

 

Nivel I

Certificação Nivel I – Fundamentos

Nivel II

Certificação NIvel II – Avançado

Nivel III

Certificação Nivel III – Especialista

A certificação tem 3 níveis

CERTIFICADO NIVEL I – INTRODUÇÃO:

Fundamentos da Inteligência Emocional (6 Horas)

A. História, desenvolvimento e questões actuais da IE
Questões actuais na IE. A história e evolução dos conceitos e apresentação dos principais modelos (competências, traços e competências). Os desafios actuais sobre a conceptualização e medição.

B. Desenvolvimento das capacidades da IE
Sessão experimental concebida para explorar cada uma das quatro áreas do modelo de capacidades da IE. Os participantes participarão em actividades experimentais destinadas a ensinar e a desenvolver (a) a percepção emocional (b) a facilitação emocional do pensamento (c) o conhecimento emocional e (d) a regulação das emoções. O desenvolvimento destas capacidades servirá de base para o crescimento pessoal, bem como para a implementação de estratégias de IE em contextos profissionais.

 

 

CERTIFICADO DE NÍVEL II-AVANÇADO:

Intervenções de Inteligência Emocional (15 horas)

C. Laboratório de treino de consciência emocional 1
Sessão experimental que envolve atividades interactivas e interpessoais destinadas a desenvolver a IE de cada participante. As reacções pessoais e os estados emocionais serão examinados com o objectivo de compreender como funcionam as emoções. Exploração da utilização da informação emocional em ambientes profissionais. Serão desenvolvidas estratégias que permitirão a cada participante avaliar e utilizar mais eficazmente as suas emoções em intervenções profissionais.

D. Métodos de avaliação de IE para indivíduos e ambientes
Sessão que envolve a utilização de ferramentas de avaliação da IE. Serão apresentados várias avaliações de IE  e os seus resultados serão utilizados para a melhor compreensão da sua própria IE. Revisão e discussão dos princípios de avaliação em geral. Os participantes familiarizar-se-ão com os principais métodos de avaliação de IE e aprenderão a incorporar uma lente emocional nos seus procedimentos de avaliação quando trabalharem com indivíduos, grupos e sistemas. [Nota: Esta formação não certifica os participantes para a administração formal de qualquer instrumento – estes devem ser obtida através dos respectivos autores/publicadores].

E. Estratégias EI (gerais e disciplinares específicas)
Sessão que cobre os princípios gerais e estratégias de utilização de intervenções baseadas em IE em ambientes profissionais. Os participantes, através de pequenos formatos de grupo, aprenderão e desenvolverão estratégias específicas aplicáveis ao seu próprio tipo de ambiente (educacional, clínico, organizacional). Serão utilizados estudos de caso e os participantes analisarão cenários, aplicarão avaliações e estratégias aprendidas em aulas anteriores.

F. Laboratório em formação de sensibilização emocional 2
Nesta sessão continuar-se-à o desenvolvimento interpessoal e grupal através de actividades interactivas centradas na experiência de processos emocionais.

G. Desenvolvimento e implementação de um plano de intervenção da IE
Os participantes trabalharão individualmente com objetivo de desenvolver um plano de intervenção específico para a sua disciplina (educação, clínica, ou consulta -organizacional). Os planos terão como objectivo facilitar mudanças positivas utilizando princípios da IE e serão baseados em métodos empiricamente fundamentados.

 

 

CERTIFICADO DE NÍVEL III-ESPECIALISTA: (um ano)

VISÃO GERAL da formação

A formação de nível III do programa de certificação ISEI prepara os profissionais para integrar a inteligência emocional (IE) nas suas respectivas disciplinas e para contribuir para o campo da IE. A formação é online e no formato de mentoria. Esta certificação requer um compromisso de um ano com reuniões mensais online, mas que pode ser alargada para dois anos, se necessário.

A formação é incorporada no ambiente profissional dos alunos (em educação, terapia, consultoria organizacional, coaching ou outras áreas).

Os alunos terão reuniões mensais com o  seu mentor (ou mais se for necessário) para trabalhar em vários projetos e áreas de estudo. As leituras específicas, os trabalhos escritos, os objetivos e os projetos são personalizados para as necessidades e interesses particulares do aluno. Os alunos seguem um currículo sequencial que se concentra em cinco áreas principais:

(1) estudos aprofundados da teoria geral de IE, áreas específicas da disciplina e áreas relacionadas de conhecimento

(2) questões e métodos de avaliação e avaliação de IE

(3) estratégias de ensino e formação,

(4) pesquisa em IE,

(5) desenvolvimento pessoal de IE.

A formação baseia-se nos fundamentos dos workshops de certificação de níveis 1 e 2. No workshop de nível 1, os participantes estudaram um modelo de construção emocional, aprenderam a história e o desenvolvimento da teoria de IE, compararam os três principais modelos (competências, traços, competências) e aprenderam os 4 principais conjuntos de competências do modelo de Mayer & Salovey através de atividades experienciais.

No workshop de nível 2, os participantes concentraram-se na avaliação, intervenção e implementação de estratégias de IE, bem como em atividades experienciais para promover a autoconsciência e a atenção emocional.

O programa de formação do certificação de nível 3 envolve um conjunto de leituras, atividades, projetos e práticas no contexto do trabalho profissional.

A sequência de 1 a 2 anos sob a supervisão de um mentor experiente em IE permite que o aluno incorpore a IE mais profundamente na sua área de intervenção.  Os participantes aprenderão novas estratégias e abordagens em IE, aprimorarão o seu repertório existente de intervenções de IE e obterão uma base mais profunda e fundamentada cientificamente para a natureza das abordagens de IE.

O ensino de IE é uma parte importante da formação e, após a conclusão do nível 3, os profissionais estarão qualificados para conduzir formações de nível 1 dentro do  ISEI.

Parte do desenvolvimento do aluno no nível 3 é fazer uma contribuição para o campo da IE. Essa contribuição pode ser algum tipo de projeto de pesquisa ou avaliação de programa, elaboração de um currículo de IE próprio ou programa de formação na sua área de intervenção e/ou promoção de IE de alguma forma (ou seja, em um sistema educacional ou dentro de uma empresa, etc.)

O crescimento pessoal é uma parte essencial de ser um profissional de IE. Nesse sentido, o aluno, junto com o mentor, identificará áreas pessoais de consciência emocional e mudança e decidirá sobre experiências para promover e facilitar o crescimento nessas áreas. Os alunos estarão em comunidade com outros alunos que estão a realizar o nivel 3, por forma a obter mais suporte e crescimento durante o processo da especialização.

ÁREAS CURRICULARES

I. Estudos aprofundados. Os alunos  estarão envolvidos em leituras das seguintes áreas:

A. Teoria geral de IE – leituras aprovadas na teoria de IE, estudos e papers que fornecem conhecimento sobre modelos atuais, questões e desafios.

B. Conhecimento específico da area de intervenção – Leituras específicas para a sua área de intervenção (educação, terapeutica, coaching, consultoria) e ampliam o seu conhecimento sobre como a IE se encaixa na sua área de prática profissional.

C. Áreas relacionadas de conhecimento – Leituras retiradas de várias áreas de conhecimento em psicologia e disciplinas relacionadas e aprimorarão e expandirão a sua compreensão da IE e a sua relação com outros campos de conhecimento e prática.

Algumas leituras serão atribuídas, enquanto outras serão escolhidas em conjunto com o mentor. As leituras serão baseadas no seu nível existente de conhecimento de IE, o seu nivel profissional específico e as áreas de necessidade e interesse.

II. Avaliação e avaliação de IE. Os alunos considerarão os resultados de avaliações de IE que já realizaram (no Nível 2 ou noutros momentos) e, se necessário, farão o MSCEIT. Estes resultados servirão o propósito de aprender sobre a avaliação de IE, bem como aprimorar o autoconhecimento (para a área currícular 5). O estudo dos diferentes métodos de avaliação e avaliação de IE será abordado com atenção a medidas específicas e relevantes para a disciplina e prática dos alunos.

III. Estratégias de ensino e formação. Os alunos envolver-se-ão nalgum tipo de ensino que envolva formação direta ou competências ou estratégias de IE. Em mentororia, o aluno usará oportunidades de ensino dentro do seu trabalho profissional existente ou criará uma oportunidade para praticar o ensino de IE. Praticar o ensino e dominar o conteúdo do workshop de nível 1 permitirá ao aluno de nível 3 oferecer workshops de nível 1, se assim o desejar.

IV. Investigação em IE. O aluno examinará estudos atuais sobre IE e, se desejar, poderá realizar um estudo de investigação de forma independente ou em colaboração com outros. Se o aluno estiver atualmente envolvido numa investigação  ou avaliação de programa, essa atividade pode fazer parte dos projetos de nível 3. Se não for viável ou não fizer parte da atividade profissional do aluno, a componente de investigação pode se tornar uma avaliação de programa ou nalgum tipo de avaliação de IE dentro das diretrizes de seu trabalho profissional ou numa crítica à investigação atual.

V. Desenvolvimento pessoal de IE. Em mentoria, o aluno envolver-se-à na autoexploração para identificar áreas desejadas de crescimento pessoal. No início da formação, o aluno escolherá áreas específicas para o desenvolvimento emocional e estabelecerá metas (ou seja, tornar-se mais assertivo, menos ansioso, mais perceptivo emocionalmente, etc.). O aluno (em discussão com o mentor) identificará então atividades ou experiências que possam ajudá-lo a aplicar intervenções de IE a si mesmo. Através de journalling ou de outros meios acordados com o mentor, o aluno acompanhará o progresso em direção a esses objetivos desejados de autodesenvolvimento.

TAREFAS/AVALIAÇÕES

Área Curricular 1 (Estudos aprofundados): Os alunos irão escrever pelo menos um e, se necessário, até três trabalhos  que demonstrem o seu conhecimento da teoria geral de IE, conhecimento específico da area de atuação e das áreas relacionadas. O formato e a profundidade dos trabalhos serão decididos pelos alunos e mentores.

Área Curricular 2 (Avaliação/Avaliação): O aluno demonstrará conhecimento e competências em avaliação de IE através de um projeto de avaliação. O formato desse projeto será decidido entre o aluno e o mentor. O projeto de avaliação pode incluir: uma avaliação de um cliente de coaching ou paciente de psicoterapia, uma avaliação de IE em grupo, uma avaliação de um programa de ensino, etc. A prática de avaliação deverá ser combinada, de acordo com o projeto.

Área Curricular 3 (Ensino/Formação): Os alunos envolver-se-ão nalgum tipo de ensino como parte do seu trabalho profissional atual ou como uma atividade especial na formação de nível 3. Se viável, uma gravação de vídeo ou áudio de partes do formação serão avaliados pelo mentor. Um método alternativo pode ser o feedback dos participantes da formação, juntamente com uma auto-avaliação do aluno sobre a sua formação.

Área Curricular 4 (Investigação): O aluno produzirá um projeto que seja um estudo de investigação, avaliação de programa ou uma crítica à investigação atual para demonstrar conhecimento sobre IE e pesquisa atual. O projeto exato será acordado entre o aluno e o mentor e idealmente deverá contribuir de alguma forma para o campo da IE ou para a area de intervenção específica do aluno.

Área Curricular 5 (Desenvolvimento pessoal): Esta área é um processo contínuo e não está sujeita a uma avaliação formal. No entanto, o aluno acompanhará o progresso em direção a objetivos pessoais através de um diário ou de outros meios de feedback. Uma autoavaliação honesta e autêntica permitirá ao aluno extrair significado e mudança pessoal.

PROCESSO DE MENTORIA

O aluno e o mentor comunicarão pelo menos 3-4 horas por mês via online para estabelecer a aprendizagem e metas específicas e acompanhar o progresso em todas as 5 áreas de formação.

As metas estabelecidas em cada área idealmente serão concluídas dentro de um ano. É através do relacionamento aluno-mentor e do processo contínuo de orientação/supervisão que o aluno aprofundará a sua compreensão da IE e como ela pode ser aplicada na disciplina profissional respectiva. Espera-se que o mentor desafie o aluno a expandir além dos níveis atuais de prática profissional e a explorar maneiras novas e criativas de usar a IE.

PROJETO FINAL / CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA IE

O projeto final é baseado numa das 3 áreas do currículo: Avaliação, Ensino, Investigação (não uma opinião ou resumo de leituras cientificas). Dependendo do interesse, necessidades e objetivos profissionais, o aluno usará um desses projetos como projeto final que faça uma contribuição para o campo da IE. A descrição formal escrita do projeto final será enviada ao diretor e/ou outros membros do conselho do ISEI em colaboração com o mentor para aprovação final para a concessão da conclusão da formação.

 
 
A FORMAÇÃO DE NÍVEL 3 ESTÁ ABERTA A QUALQUER PESSOA QUE TENHA CONCLUÍDO OS WORKSHOPS DE NÍVEL 1 E 2.

 Porquê no Estúdio da Alma?

Florbela Silva do Estúdio da Alma é atualmente Coordenadora Nacional do ISEI em Portugal e a única professoras credenciadas e certificadas pela International Society of Emotional Intelligence, qualificada para treinar os participantes deste programa.

 

Formação Certificada DGERT.

“Mindfulness is a way of befriending ourselves and our experience.”

Jon Kabat-Zinn

Contacto

Se pretende saber mais sobre os programas de Mindfulness ou agendar alguma sessão, pode contactar-nos através do formulário:

 

 

14 + 1 =

Newsletter

Receba novidades e presentes de Mindfulness

SUCESSO! Obrigado por subscrever!