8a Semana do P8SM

Bem vindo à Oitava e última Semana do Programa de 8 Semanas de Mindfulness!

Para esta oitava semana, o tema é:

“Ser Mindful é…”

A proposta de prática formal para esta semana está disponível no audio desta secção: vamos passar à prática de 10 minutos. A prática objetivo deste programa.

Preparado/a?

A proposta da prática informal para esta semana é composta por 2 momentos:
–  mantenha o seu momento diário de lavar os dentes, tomar banho, conduzir, o seu momento em que “se está de pé está de pé, se está deitado, está deitado” por um minuto, para ir treinando a sua Presença;
– esta semana sempre que faça alguma coisa à qual se tenha proposto,por mais simples que seja, cumprir um horário, fazer exercício, falar com alguém com quem já ha muito queria falar, ou uma meta que tenha alcançado, dedique uns minutos a dar espaço a essa sensação de “muito bem, consegui, fui capaz” – e note quais as sensações no seu corpo ao dar espaço para essa sensação de ter conseguido.

 

E para terminar, aqui fica a inspiração para esta semana, um conto:
“O açúcar”
 Certa vez, uma mãe levou seu filho de sete anos até um sábio, e pediu:
“Por favor Senhor, diga a este menino para não comer mais açúcar!”
O sábio olhou demoradamente para a criança, fez uma pausa e nada lhe disse.

Depois falou para a mãe: “Por favor, retorne aqui com o garoto daqui a uma semana”.

A mãe pegou na mão do filho e foram embora. Uma semana depois, ela voltou, trazendo o menino. Então o sábio olhou novamente nos olhos do garoto e disse-lhe: “Não coma mais açúcar”. E fez gesto dizendo que podiam ir.

A mulher agradeceu e foi saindo, mas quando estava na porta, voltou-se para tras e perguntou ao sábio: “Por que o senhor me pediu uma semana, se poderia ter dito a mesma coisa quando eu vim aqui na semana passada?” O sábio respondeu:

“É porque até aquele dia eu ainda comia açúcar”.
Acucar Mindfulness
Boa semana! 🙂