5 Comportamentos simples e convincentes de Mindful Líderes – Como o Mindfulness pode transformar a tua liderança
Artigo traduzido para portugues. Versão original aqui:
https://www.inc.com/entrepreneurs-organization/these-5-traits-distinguish-mindful-leaders-from-oblivious-bosses.html
Rob Dube é um membro da Organização de Empreendedores (EO) em Detroit, palestrante, autor e defensor da lideranca consciente. Ele é presidente e co-fundador da imageOne, um provedor de gestão de lifecycle e um 2017 Forbes Small Giant. Rob é apaixonado por entregar experiências extraordinárias para os membros de sua equipe, clientes e comunidade. Perguntamos-lhe de que forma os comportamentos Mindful podem afetar a liderança. Aqui está o que ele compartilhou.
Às vezes, as pessoas assumem que os líderes são mais capazes de superar as barreiras e o stress da vida quotidiana. No entanto, os líderes enfrentam um tipo único de stress, e geri-lo pode ser um desafio. Quando és um líder consciente, intencionalmente colocas em prática uma disciplina rigorosa para gerir a tensão e aumentar a tua energia, consciência e criatividade.
Eu vejo ser um líder como uma dádiva, porque te oferece a oportunidade única de fazeres a diferença na vida dos outros. Eu assumo a responsabilidade que vem com este presente muito a sério e tento tirar o máximo proveito dele, estudando constantemente como usar melhor as técnicas de liderança para causar um impacto positivo.
A seguir estão cinco comportamentos positivos que os Mindful Leaders apresentam.
Fazem parte da tua disciplina diária? Se assim for, estás provavelmente a melhorar as vidas e carreiras dos membros da tua equipa. Se não, há boas notícias: são fáceis de incorporar.
1. Permaneces completamente focado quando as pessoas falam contigo.
Durante as reuniões, dás à tua equipa toda a tua atenção? Quando um colaborador se aproxima com um problema, podes resistir ao desejo de começar a resolvê-lo na tua cabeça e, em vez disso, ouvir sem julgamento?
É um fato que nossas mentes estão constantemente cheias de conversas – estudos sugerem que nossas mentes vagueiam durante quase a metade das hors que estamos acordados. Mas temos uma escolha: ou rendemo-nos a esse fenómeno ou treinamos a nossa atenção e damos a nossa total presença à tarefa que temos em mãos?
2. Tomas decisões conscientes.
Cada decisão envolve um certo nível de preconceito, julgamento e emoção. Como líderes, tomamos inúmeras decisões todos os dias – estás a fazer isso com a cabeça ou com o coração? Um líder consciente usa ambos.
Quando fazes uma pausa e tomas consciencia dos teus preconceitos, julgamentos e emoções, potencializas melhores decisões. Faz o check-in: “as tuas emoções levam-te a pensar que estás a tomar a decisão certa quando na verdade estás apenas a cumprir uma resposta emocional? Faz uma rápida verificação mental e emocional, toma a decisão e segue em frente. Mindfulness constrói o músculo da consciência na tua cabeça para conscientemente regular as emoções, ajudando-te a avaliar melhor e tomar decisões sem julgamento.
3. Empoderas os membros da equipa.
Quando um membro da equipa vem até ti com um problema ou desafio, fazes perguntas e permites que eles cheguem às suas próprias conclusões? Elogias ou recompensas grandes decisões? Usas más decisões como uma oportunidade de aprendizagem? O desempenho dos membros da equipa melhora quando eles se sentem fortalecidos e incondicionalmente confiáveis. Frequentemente, os colaboradores tomam decisões diferentes das que terias tomado, mas há mais do que uma solução para cada problema. Meu bom amigo e mentor, Gino Wickman, ensinou-me que não é sobre quem está certo, é sobre o que é certo.
A tua equipa só pode ser tão forte quanto tu. Líderes conscientes dão toda a atenção e presença e percebem os pontos fortes e os sucessos dos colaboradores num nível totalmente novo. Eles são mais pacientes com as fraquezas e são companheiros para impulsionar os sucessos.
4. Dormes bem à noite.
Fazer do sono uma prioridade pode parecer uma coisa pequena, mas não pode ser exagerada. Uma boa noite de sono permite que sejas mais mindful durante o dia e desfrutes de interações extraordinárias. Claro, as coisas nem sempre correm com perfeição – só podemos controlar a maneira como aparecemos, não os resultados. Líderes Mindful tendem a parar, desacelerar e respirar – mesmo que apenas por um momento. Deixando de lado uma decisão emocional tomada durante uma crise ou preocupando-se com um cliente que não responde precisa de prática, mas para os líderes que aprendem a soltar antes de adormecer, o dia seguinte começará com um novo conjunto de idéias e energia para neutralizar estas situações. Se a tua mente está a menter-te acordado durante a noite, estás a perder o equilíbrio que o Mindfulness proporciona.
5. Tens uma prática regular de meditação.
As nossas vidas são ocupadas, mas vale a pena prioritizar a meditação. Estamos tão ocupados que os investigadores inventaram um termo para a experiência única dos líderes: power stress. Significa que somos mais suscetíveis ao stress por causa das exigências da autoridade, da solidão inerente de estar no topo e de conhecer as nossas decisões diárias que afetam a vida dos membros da equipa. Fora do trabalho, temos obrigações para com as nossas famílias, comunidades e para com nós mesmos enquanto líderes. Sentar por 5 a 20 minutos por dia faz uma diferença mensurável na tua liderança. Pesquisas provaram que 20 minutos de meditação por dia não são tempo perdido; é tempo ganho.
Desenvolver estas cinco práticas requer comprometimento e disciplina, mas a maioria dos líderes que eu conheço tem isso em abundância. Faz disto um desafio pessoal e compromete-te a ser mais Mindful nos próximos 90 dias. Em seguida, examina a tua equipa para perguntar se eles notaram alguma diferença. Ao dar apenas esse primeiro passo, começas a tua jornada em direção à liderança consciente – Mindful Leadership.