Num mundo cada vez mais acelerado e repleto de distrações, muitas vezes nos sentimos desconectados de nós próprios e das experiências que estamos a viver, a cada momento. É nesse contexto, que a prática de Mindfulness tem ganho destaque, como uma poderosa ferramenta para ligarmos os pontos dos diferentes momentos, para nos reconectarmos, para aumentarmos a nossa consciência e melhorar a nossa qualidade de vida.
1.Conexão com o momento presente:
Mindfulness envolve estar consciente e atento ao momento presente, vivendo-o, experimentando-o, e sem julgamentos. Ao praticarmos essa capacidade de focar a nossa atenção no momento presente, podemos libertarmo-nos das distrações e das preocupações constantes, permitindo-nos vivenciar plenamente cada experiência. Essa conexão com o momento presente ajuda-nos a aproveitar a vida de forma mais significativa e autêntica. Por exemplo, estar a vivenciar um momento especial, a festejar, a celebrar, mais do que estar a grava-lo para futuras recordações, porque não, deixar de lado tecnologias, e realmente experenciar, de corpo e alma, esse momento?
2.Conexão interna:
A prática de mindfulness convida-nos a explorar o nosso mundo interno: os nossos pensamentos, as nossas emoções e as sensações corporais de forma consciente e compassiva. Ao adotarmos uma atitude de Mindfulness, podemos tornarmo-nos mais conscientes dos nossos pilotos automáticos, dos nossos padrões de pensamento e dos nossos comportamentos, permitindo-nos desenvolver um maior autoconhecimento sobre nós mesmos. À medida que vamos praticando as várias técnicas, vamos desenvolvermos esta conexão íntima, e vamos compreendendo melhor as nossas necessidades, as nossas crenças, acolhendo-as, libertando-as se for o caso, mas sempre, conhecendo melhor o nosso espetro interno.
3.Conexão com as emoções:
Muitas vezes, podemos sentirmo-nos sobrecarregados pelas nossas emoções, deixando que elas nos dominem e influenciem negativamente as nossas vidas. Situações carregadas de interpretações, de juizos de valor, que nos prendem ao passado, sem nos permitirem avançar na vida. Mindfulness permite-nos desenvolver a capacidade de observar as emoções com aceitação e sem julgamentos, permitindo-nos responder de forma mais consciente e equilibrada. Essa conexão com as emoções ajuda-nos a cultivar uma maior inteligência emocional e a lidar com elas de maneira saudável e construtiva.
4.Conexão com os outros:
Ao cultivarmos Mindfulness estamos a desenvolver uma maior capacidade de estar presente nas nossas interações com os outros. Ao estarmos totalmente presentes durante as conversas que temos ao longo do dia e ao ouvirmos com atenção, demonstramos interesse, geramos empatia, fortalecemos as conexões interpessoais. Essa conexão mais profunda com os outros promove relacionamentos mais significativos e saudáveis.
5.Conexão com o propósito de vida:
Mindfulness ajuda-nos a refletir sobre os nossos valores, os nossos objetivos e as nossas aspirações, permitindo-nos conectar os pontos entre as nossas ações e o nosso propósito de vida. Ao estarmos mais conscientes das nossas escolhas e decisões, podemos direcionar a nossa energia para aquilo que é realmente importante e significativo para nós. Essa conexão com o propósito de vida traz um sentido mais profundo e uma maior satisfação na jornada pessoal. Não esqueçamos, “where focus goes, energy flows.” – Tony Robbins
Conclusão:
A prática do mindfulness é uma ferramenta valiosa, que nos permite conectar os nossos pontos nas diversas áreas da nossa vida, percebermos como os nossos pilotos automáticos nos influenciam nas nossas diferentes esferas de atuação. Ao termos esta visão “de fora”, observando-nos, conseguimos ver a grande imagem, e conseguimos por fim connect the dots.
Vamos iniciar?
Florbela Silva