Mindfulness e Coronavírus

by | Mar 11, 2020 | Artigos, Mindfulness, Mindfulness para Empresas

Coronavírus, um caso da atualidade: em que podem as práticas de Mindfulness ser úteis? Como pode Mindfulness ser útil nestes momentos de Stress em que vivemos hoje com as noticias sobre o covid-19? Como as práticas e ferramentas de Mindfulness ajudam as empresas, líderes, a navegar nestes desafios com maior consciência?

 

O Mundo VUCA

O Coronavírus, ou Covid-19, está aqui é um facto, e é mais um exemplo deste mundo da VUCA (Volátil, Incerto (do inglês Uncertain), Complexo e Ambiguo), onde tudo muda. Muito rapidamente, ele ganhou vida, pelos meios de comunicação social, pelos nossos amigos, pelos nossos colegas que trabalham, vivem espalhados pelomundo: provavelmente por agora,  conhecemos alguém que está em período de quarentena por causa de alguma viagem ou contato que possa ter sido infeccioso. Isso faz-nos sentir incertos, inseguros até, sobre hoje, sobre o futuro: podemos recear colocar em perigo alguns dos nossos familiares que são mais velhos ou têm um sistema imunológico enfraquecido; ou pode deixar-nos receosos perante o nosso trabalho. Também existe uma maior complexidade para analisar a situação, todos queremos o melhor para todos, e sem dúvida a Humanidade vem em primeiro lugar, mas como fazê-lo sem pânico, sem medidas avassaladoras que criam sobretudo medo, que criam estigma sobre alguns países, nacionalidades, viajantes . Além disso, tudo isso é ambíguo, pois cada um de nós tem uma perspectiva sobre o coronavírus e podemos não estar todos de acordo,mas todos precisamos lidar com essas diferenças.

Em que pode Mindfulness ajudar?

Então, perante esta situação, que nos pode ser facilmente tomada pelo nosso piloto automático, como podemos manter uma perspectiva consciente? Como podemos lidar com esta situação tão nova?

Práticas e ferramentas de Mindfulness, complementares a todas as medidas de segurança recomendadas pelos Serviços de Saúde (veja abaixo), ajudam-nos a manter a calma e a confiança, a tomar decisões que nos tornarão mais seguros e saudáveis. Assim, não devemos deixar que o medo se sobreponha às nossas ações, mas sim, cuidarmos de nós mesmos, de forma presente e consciente.

Algumas dicas de Mindfulness:

Aqui em seguida, compilei algumas práticas de Mindfulness que pode ajudá-lo nos dias de hoje. Estar consciente e presente do seu corpo, das suas emoções e das suas necessidades irá ajudá-lo a:

  1. cuidar de si mesmo, dormir o tempo que precisa (que depende de pessoa para pessoa), e isso ajudará seu sistema imunológico.
  2. preste mais atenção à sua alimentação, coma conscientemente, isso irá ajudar o seu sistema imunológico.
  3. evite “ruminar” sobre o assunto: dá-se conta que está sempre a falar de covid-19 com sua família e amigos? Esteja aberto a tudo o que existe e sempre que se der conta, que está a falar sobre isso novamente, apenas reoriente a conversa para outro assunto, que também está presente, aqui e agora.
  4. preste atenção aos seus pensamentos:  está constantemente a pensar no coronavírius? Pratique alguns exercícios de Mindfulnesss que lhe permitirão prestar atenção a tudo o que o rodeia, estando presente, no momento presente. Clique aqui.
  5. esta é uma situação nova, estamos a enfrentar novos medos e novas situações, por isso, é perfeitamente natural sentir-se ansioso, nervoso, stressado e sem saber o que fazer. Esteja ciente disso e seja gentil consigo mesmo. Pode treinar esta atitude, aqui.
  6. preste atenção às suas emoções: esteja ciente do que está a sentir agora, sinta a emoção e solte-a. Não deixe o medo atraí-lo: entenda que o medo está aqui para protegê-lo e em seguida solte-o. Pode encontrar um exercício de Mindfulness para lidar com emoções aqui (versão em português).

 

Fatos atuais

Para ajudar a sua mente racional, lógica, encontre aqui alguns fatos que devem ser levados em consideração, disponíveis na página worldeters sobre a gripe sazonal:

  • 92.536 mortes por gripe sazonal este ano (data de hoje 10 / março, desde 01 / janeiro)
    Fatos rápidos: Todos os anos, cerca de 290.000 a 650.000 pessoas morrem no mundo devido a complicações causadas pelos vírus da influenza (gripe) sazonal. Esse número corresponde a 795 a 1.781 mortes por dia devido à gripe sazonal.

 

Medidas de higiene a lembrar:

E para finalizar, não esqueça as medidas seguras importantes que devemos introduzir em nossas rotinas diárias:

  1. Lave as mãos com frequência: Limpe regularmente e cuidadosamente as mãos com um esfregão à base de álcool ou lave-as com água e sabão.
  2. Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.
  3. Evite tocar nos olhos, nariz e boca
    Pratique a higiene respiratória: verifique se você e as pessoas ao seu redor seguem uma boa higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ou o tecido dobrado quando tossir ou espirrar. Em seguida, descarte o tecido usado imediatamente.
  4. Se tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico cedo: fique em casa se não se sentir bem.

Florbela Silva

————————————————– ————————————————– ——-

O autor:

Florbela Silva é fundadora do Estudio da Alma e é consultora de Mindfulness, presta serviços de consultoria em Mindfulness para empresas, facilitando workshops, cursos e seminários. Realiza Workshops e Programas de Mindfulness para aqueles interessados ​​em conhecer e adotar práticas de Mindfulness em grupo ou individualmente.

Visite o site do Estudio da Alma em http://www.estudiodaalma.com e saiba mais informações.

Newsletter

Receba novidades e presentes de Mindfulness

SUCESSO! Obrigado por subscrever!