Mindfulness: Três boas razões para começar

by | Mai 3, 2018 | Artigos, Mindfulness, Mindfulness Individual

Artigo disponivel em: blog.zenklub.pt/mindfulness-tres-razoes-para-comecar/

Vivemos atarefados com os nossos afazeres e os dias voam. De manhã acordamos, já apressados com o banho, o pequeno-almoço, e apesar de ainda estarmos fisicamente em casa, a nossa cabeça já está no trânsito ou na reunião. A caminho do trabalho, estamos a pensar na agenda do dia, no cliente que vamos encontrar, no relatório que precisamos terminar. Ao chegar ao trabalho, lembramo-nos de uma resposta do nosso filho, ou do vizinho, e entretanto perdemos o foco na tarefa do momento. O dia corre a todo o gás e ao chegar a casa a nossa cabeça ainda não desligou do escritório ou já está a pensar no dia seguinte. Passam-se dias, semanas e meses assim, com o nosso corpo num lugar e a nossa cabeça noutro.

Sentimo-nos cansados, sobrecarregados, desconcentrados e muitas vezes não conseguimos entender muito bem porquê. O ritmo acelerou, sem que nos tivéssemos preparado para isso. Sentimos que cada vez mais precisamos de estar disponíveis, então mantemos o telemóvel sempre ligado. Sentimos que precisamos de estar constantemente actualizados, então consultamos e-mails e as redes sociais para estarmos ao corrente de tudo. Sentimos ao mesmo tempo que nada é tão certo e tão estável como antes: hoje estamos a trabalhar em determinadas condições, num determinado local e amanhã podemos mudar de emprego, de local de trabalho, podemos mudar os nossos relacionamentos ou pode mudar a nossa saúde. Estas incertezas criam uma certa ansiedade, por não podermos garantir nem controlar o que aparentemente assumimos como certo.

Esta nova realidade conduz-nos a níveis de ansiedade, stress e cargas emocionais para as quais não nascemos equipados para lidar.

Sabemos que cada um de nós reage de forma diferente. Por exemplo, uns sentem-se mais afetados a nível físico, através de contraturas, aumento dos níveis de colesterol, alterações na pressão arterial, etc. Outros mais a nível mental, sentindo-se mais distraídos, com falta de memória ou falta de criatividade. Normalmente os sintomas fazem-se sentir como uma combinação destas duas esferas do nosso bem-estar.

São vários os estudos conduzidos por investigadores reconhecidos, em que se comprova que a inclusão no nosso dia-a-dia, de hábitos e rotinas baseadas em Mindfulness, trazem-nos inúmeros benefícios.

Conheça, de uma forma resumida, três razões para incluir já hoje práticas de Mindfulness na sua vida:

– Melhorar a respiração e o batimento cardíaco: Exercícios diários de consciencialização do foco respiratório permitem uma maior oxigenação do sangue e resultam em melhorias de vários índices de performance cardiovascular.

– Melhorar o foco e a concentração: Exercícios diários, de 10 minutos, de atenção focada, permitem treinar a mente para estar presente e poder ser direcionada para as tarefa que queremos desempenhar, resultando em maior produtividade e redução de absentismo.

– Redução de stress e ansiedade: Treinando a mente para manter a sua atenção no momento presente (e não no futuro ou no passado), permite-nos viver mais conscientemente e com maior calma o momento presente. Deixe de se “stressar” com o futuro e de lamentar águas passadas.

Estas são apenas algumas das razões pelas quais lhe convido a iniciar a sua prática de Mindfulness em casa, no trabalho, e em todas as áreas da sua vida. Procure-me no Zenklub, terei todo o gosto em ensinar-lhe as ferramentas que precisa.

 


Florbela Silva

Sou consultora de Mindfulness e adoro o meu trabalho. Posso dar-lhe a conhecer novas ferramentas para que viva a sua vida no momento presente, aqui e agora.

Newsletter

Receba novidades e presentes de Mindfulness

SUCESSO! Obrigado por subscrever!